Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras - 2012
POSLIN - Curso de Especialização em Ensino
de Línguas Mediado por Computador – Turma IV
Disciplina: Criação
de exercícios online .
Professora: Júnia Braga.
Professora: Júnia Braga.
Alunas:
Alinaira Castro, Eliane Diniz, Kátia Boroni e Thalita Cunha.
Reescrevendo um clássico: Chapeuzinho vermelho nos dias atuais,
navegando pela floresta de bits.
Disciplina:
Língua Inglesa
Público-alvo:
Alunos do ensino médio
Objetivos:
A partir da leitura de uma história em quadrinhos contando a fábula da
Chapeuzinho vermelho, os alunos deverão reescrever a fábula na realidade atual,
onde a chapeuzinho seria uma adolescente, a floresta seria a internet, e o lobo
os perigos que podem ser encontrados na rede mundial.
Conteúdos:
Leitura e produção de texto em língua inglesa. Tempos narrativos.
Conteúdos
interdisciplinares: tecnologia, internet, perigos do
ambiente virtual, fábulas.
Ferramenta/s
utilizada/s: www.bitstrips.com, http://www.pimpampum.net/bookr/,
http://www.glogster.com/
Procedimentos:
- Apresentação dos
primeiros quadros da história para os alunos.
- Discussão sobre a
fábula, incentivando os alunos a se lembrarem dos seus pontos principais.
- Leitura da história em quadrinhos da Chapeuzinho vermelho, disponível em: http://bitstrips.com/r/7HT60
- Leitura da proposta da
atividade.
- Elaboração do roteiro
da história em quadrinhos em grupos de 4 alunos.
- Produção da história
pelo site: www.bitstrips.com
- Revisão colaborativa da história.
Cada grupo imprime a sua história e revisa o trabalho de outro grupo.
- Revisão das histórias pelo professor:
o professor após as correções feitas pelos próprios alunos corrige as
histórias impressas e as devolve para o seu respectivo grupo.
- Cada grupo corrige no site a sua
história.
- Compartilhamento dos links das
histórias.
- Cada grupo deve comentar as histórias
dos outros grupos.
- Discussão oral com a turma sobre as
histórias produzidas, e sobre os temas interdisciplinares.
- Elaboração de um livro virtual pela
turma, onde todas as histórias serão postadas. Utilizar o site: http://www.pimpampum.net/bookr/
- Pode-se ampliar a
atividade, iniciando uma campanha na escola sobre o uso consciente da
internet. Cada grupo criaria um glog (http://www.glogster.com/) com suas reflexões, baseadas na atividade já realizada. Os links
dos glogs e das histórias em quadrinhos seriam disponibilizados no site da
escola.
Referências:
ALMEIDA, E. G., CHAVES, L. S. ¿Qué nos dicen los cómics sobre las TICs? - una propuesta
didáctica sobre géneros discursivos y el uso de tecnologías en la clase de ELE
In: II Congreso Internacional de Enseñanza de Español como Lengua Segunda y
Extranjera, 2011, Buenos Aires. Revista "Signos Universitarios
Virtual". Buenos Aires: Dirección de Publicaciones Científicas,
dependiente del Vicerrectorado de Investigación y Desarrollo, 2011. v. AÑO VI.
p.1 – 9
Disponível
em <http://www.salvador.edu.ar/vrid/ead/GuzzoSantanaChaves.pdf> Acesso 20
de agosto de 2011.
LISBÔA, E. S.; Jr. João B.;
COUTINHO, C. P. Desenho em quadrinhos online: vantagens e possibilidades de
utilização em contexto educativo. Revista Paidéi@, UNIMES VIRTUAL, Vol.
2, número 1, Junho 2009.
Disponível em <http://revistapaideia.unimesvirtual.com.br/index.php?journal=paideia&page=article&op=view&path[]=79&path[]=45> Acesso 20 de agosto de 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário