domingo, 2 de dezembro de 2012

Tarefa 5 - Produção de uma história em quadrinhos.


Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras - 2012
POSLIN - Curso de Especialização em Ensino de Línguas Mediado por Computador – Turma IV

Disciplina: Criação de exercícios online . 
Professora: Júnia Braga.
Alunas: Alinaira Castro, Eliane Diniz, Kátia Boroni e Thalita Cunha.         

Reescrevendo um clássico: Chapeuzinho vermelho nos dias atuais, navegando pela floresta de bits.


Disciplina: Língua Inglesa

Público-alvo: Alunos do ensino médio

Objetivos: A partir da leitura de uma história em quadrinhos contando a fábula da Chapeuzinho vermelho, os alunos deverão reescrever a fábula na realidade atual, onde a chapeuzinho seria uma adolescente, a floresta seria a internet, e o lobo os perigos que podem ser encontrados na rede mundial.

Conteúdos: Leitura e produção de texto em língua inglesa. Tempos narrativos.

Conteúdos interdisciplinares: tecnologia, internet, perigos do ambiente virtual, fábulas.


Procedimentos:
  1. Apresentação dos primeiros quadros da história para os alunos.
  2. Discussão sobre a fábula, incentivando os alunos a se lembrarem dos seus pontos principais.
  3. Leitura da história em quadrinhos da Chapeuzinho vermelho, disponível em: http://bitstrips.com/r/7HT60  
  4. Leitura da proposta da atividade.
  5. Elaboração do roteiro da história em quadrinhos em grupos de 4 alunos.
  6. Produção da história pelo site: www.bitstrips.com
  7. Revisão colaborativa da história. Cada grupo imprime a sua história e revisa o trabalho de outro grupo.
  8. Revisão das histórias pelo professor: o professor após as correções feitas pelos próprios alunos corrige as histórias impressas e as devolve para o seu respectivo grupo.
  9. Cada grupo corrige no site a sua história.
  10. Compartilhamento dos links das histórias.
  11. Cada grupo deve comentar as histórias dos outros grupos.
  12. Discussão oral com a turma sobre as histórias produzidas, e sobre os temas interdisciplinares.
  13. Elaboração de um livro virtual pela turma, onde todas as histórias serão postadas. Utilizar o site: http://www.pimpampum.net/bookr/
  14. Pode-se ampliar a atividade, iniciando uma campanha na escola sobre o uso consciente da internet. Cada grupo criaria um glog (http://www.glogster.com/) com suas reflexões, baseadas na atividade já realizada. Os links dos glogs e das histórias em quadrinhos seriam disponibilizados no site da escola.


Referências:

ALMEIDA, E. G., CHAVES, L. S. ¿Qué nos dicen los cómics sobre las TICs? - una propuesta didáctica sobre géneros discursivos y el uso de tecnologías en la clase de ELE In: II Congreso Internacional de Enseñanza de Español como Lengua Segunda y Extranjera, 2011, Buenos Aires. Revista "Signos Universitarios Virtual". Buenos Aires: Dirección de Publicaciones Científicas, dependiente del Vicerrectorado de Investigación y Desarrollo, 2011. v. AÑO VI. p.1 – 9
Disponível em <http://www.salvador.edu.ar/vrid/ead/GuzzoSantanaChaves.pdf> Acesso 20 de agosto de 2011.

LISBÔA, E. S.; Jr. João B.; COUTINHO, C. P. Desenho em quadrinhos online: vantagens e possibilidades de utilização em contexto educativo. Revista Paidéi@, UNIMES VIRTUAL, Vol. 2, número 1, Junho 2009.


Nenhum comentário:

Postar um comentário